top of page
4ª Expedição (Itabaiana/PB - Ingá/PB)

4ª Expedição
 
Data : 30 de Julho de 2016 
Ferrovia de ligação entre Campina Grande/PB e Itabaiana/PB 
Localização Geográfica = Latitude: 7°18'32.08"S  ; Longitude: 35°36'15.79"O

 

O Ramal de Campina Grande teve seu primeiro trecho entregue em 2 de outubro de 1907, entre a estação de Itabaiana e a cidade paraibana de Campina Grande, no entroncamento da linha Great Western que ligava Recife a Natal. O trecho de 164 km entre Campina Grande e Patos somente seria entregue ao tráfego em 1958, e era justamente esta a linha que ligava o Nordeste Ocidental ao Oriental, ou seja, o Ceará ao resto do Brasil. O tráfego de passageiros no ramal foi desativado nos anos 1980.
 
Pontos da Trilha:
 

  • A estação de Ingá foi inaugurada em 1907 pela Great Western, no trecho Itabaiana-Campina Grande. A estação foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), em 2001.A construção compreende 91 m² de área coberta.

  • Ponte de ferro sobre o Rio Ingá, ou Rio Bacamarte, como é conhecido na região.  A ponte fica próxima do cruzamento com a rodovia PB-066, foi construída no prolongamento da linha férrea de Itabaiana/PB a Campina Grande/PB, essa obra de expansão da linha férrea durou de 1904 até1907, sendo construída por engenheiros ingleses da GWBR (Great Western of Brazil Railway), entre os anos de 1906 e 1907 e inaugurada em 2 de outubro de 1907. Todo o material metálico foi construído e trazido da Inglaterra e posteriormente a mesma foi montada no local onde hoje ela se encontra e possui extensão de 20 metros.

  • A Pedra do Ingá é um monumento arqueológico, identificado como "itacoatiara", constituído por um terreno rochoso que possui inscrições rupestres entalhadas na rocha, localizado no município brasileiro de Ingá no estado da Paraíba. A Pedra do Ingá entra para o Rank Brasil em 2013 como o Primeiro monumento arqueológico tombado como patrimônio nacional.  O sítio arqueológico está numa área privada que foi doada ao Governo Federal e posteriormente tombada em 29 de maio de 1944 pelo extinto Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN). Acesse também o Blog da Pedra do Ingá: http://pedradoinga.blogspot.com.br/

  • Ponte ferroviária sobre o rio Paraíba, em Guarita (Itabaiana/PB), a ponte sobre o Rio Paraíba, chama-se "Ponte de Guarita", por ficar próximo ao distrito de Guarita, e pouco antes da antiga estação de Lauro Muller, que foi demolida há alguns anos, tendo a mesma uma extensão de aproximadamente 150 metros.

Histórico da Linha Férrea Great Western

Histórico da Linha Férrea Great Western

Guia Denis no Muuseu da Pedra do Ingá/PB

Trilha no Trilho Linha Férrea do Ingá/PB

Travessia de Pontilhão

Panorâmica Ponte do Guarita

Aparelho de Mundança de Via - AMV

Richard Rasmussen na Pedra do Ingá/PB

Aventura Selvagem na Paraíba com Richard Rasmussen - 22/09/13

bottom of page